Tempestade pós-tropical Gabrielle em Portugal continental – o que se sabe para já
A temperatura máxima continua com valores geralmente acima da média em Portugal continental, o que se traduz em dias amenos ou quentes. Este período de estabilidade vai terminar nesta sexta-feira, devido à chegada do Ex-furacão Gabrielle. O que se sabe para já e que ainda pode mudar?

Segundo as atuais projeções meteorológicas, a tempestade pós-tropical Gabrielle ruma ao continente, onde deverá chegar no sábado. O que vai acontecer?
Manhã de sábado: Ao longo da manhã de sábado, prevê-se um aumento gradual na intensidade do vento em todo o território continental, e mais nebulosidade do litoral para o interior. O núcleo (centro) da tempestade pós-tropical deverá encontrar-se a cerca de 600km a noroeste de Lisboa (às 10h: Hora Portugal continental).
Tarde de sábado: Ao longo da tarde de sábado, o vento continuará a aumentar de intensidade, e serão de esperar os primeiros aguaceiros ou períodos de chuva dispersos, especialmente no litoral Norte, Centro, Oeste e Área Metropolitana de Lisboa – não está prevista chuva intensa durante este período.

Noite e madrugada de sábado para domingo: Aqui o agravamento deverá acontecer em algumas regiões. O vento vai aumentar substancialmente de intensidade, com especial incidência nas montanhas do Centro do país, litoral Oeste, Área Metropolitana de Lisboa, que engloba Lisboa e Setúbal, Ribatejo e Alto Alentejo. Serão de esperar rajadas de vento acima dos 70km/h a 80km/h.
Ainda por definir as regiões mais afectadas pela precipitação: Tudo vai depender do movimento geográfico e rotação deste sistema, e por isso, ainda não estão definidas as regiões mais atingidas pela precipitação, no entanto, os dados atuais apontam para chuvas mais intensas na Centro, no litoral Oeste, Área Metropolitana de Lisboa, Ribatejo e Alto Alentejo. Será expectável a ocorrência de trovoada – informação em atualização.
A tempestade pós-tropical passará para depressão pós-tropical após entrada em Portugal Continental.
Domingo: No domingo, este sistema deverá apresentar vento moderado a forte no Centro e Sul, e precipitação por vezes forte, especialmente no interior Centro e Sul (poderá atingir o Algarve) – informação em atualização. Com o decorrer da tarde e o início de noite, as condições atmosféricas apresentarão uma melhoria gradual em todo o território continental.

A estabilidade atmosférica deverá retomar entre segunda e terça-feira.
Sabe as diferenças entre furacão, tempestade tropical, pós-tropical, depressão tropical e pós-tropical?
Um ciclone tropical pode passar por várias fases consoante a intensidade do vento. Tudo começa com uma depressão tropical, que é um sistema de baixa pressão em ambiente tropical, já com alguma organização e convecção (nuvens e trovoada). Nesta fase, os ventos sustentados são relativamente fracos, até 62 km/h.
Se ganhar intensidade, passa a tempestade tropical, caracterizada por ventos sustentados entre 63 e 118 km/h. Nesta fase o sistema já tem rotação bem definida, mas ainda não é suficientemente forte para ser considerado furacão. Quando uma tempestade tropical se intensifica e os ventos sustentados ultrapassam os 119 km/h, passa a ser um furacão, que pode variar entre as categorias 1 e 5 da escala de Saffir-Simpson, conforme a velocidade do vento.
À medida que o sistema se desloca para zonas menos favoráveis, com águas mais frias ou interação com massas de ar diferentes, começa a perder as características tropicais. Nessa transição, pode passar a ser designado como tempestade pós-tropical, termo genérico para qualquer ciclone tropical que deixou de o ser, mas que ainda mantém ventos fortes, muitas vezes ainda dentro da faixa de tempestade tropical ou até de furacão.
Se o enfraquecimento for maior, o sistema pode degradar-se para depressão pós-tropical, com ventos sustentados iguais ou inferiores a 62 km/h, funcionando já mais como uma depressão extratropical comum.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.