Análise do fim de semana: Chuva regressa no domingo exceto ao Sul do país
Outubro vai a meio e o tempo quente tem dominado a meteorologia em Portugal continental. Este padrão vai ser substituído por um regime húmido e mais fresco vindo de noroeste (do oceano).

Fim de semana começa com estabilidade atmosférica, mas vai mudar em breve
A previsão para este sábado indica um aumento gradual de nebulosidade com o decorrer do dia, e uma pequena subida das temperaturas.
Prevê-se que a temperatura mínima seja de 10°C em Bragança, 11°C em Braga, 12°C em Setúbal, 13°C em Évora, Leiria, Guarda e Viseu, 14°C em Santarém, Castelo Branco, Aveiro e Vila Real, 15°C em Beja e Coimbra, 16°C em Lisboa, 17°C em Faro e Porto, e 19°C em Portalegre.
Quanto às temperaturas máximas, espera-se que atinjam 30°C em Évora, Setúbal, Santarém e Braga, 29°C em Beja, Leiria e Coimbra, 28°C em Lisboa, Castelo Branco e Vila Real, 27°C em Portalegre, Aveiro e Porto, 26°C em Viseu, 25°C em Viana do Castelo e Bragança, 24°C em Faro e 22°C na Guarda.
A partir da noite, será provável a ocorrência de aguaceiros fracos no litoral Norte do país, dando início à mudança no regime atmosférico em Portugal.

No domingo, a mudança será mais significativa: A passagem de uma frente quente e depois de uma frente fria ditarão o regresso da precipitação, especialmente ao Norte e Centro do país. Com o decorrer do dia, serão de esperar períodos de chuva no Norte e Centro, sendo mais intensa e persistente no litoral Norte e Centro. A precipitação deverá progredir para o litoral Oeste, Área Metropolitana de Lisboa e Ribatejo ao partir da tarde e/ou início de noite, embora geralmente fraca a moderada.
Espera-se um aumento na intensidade do vento, sobretudo no Norte e Centro.
Em resumo: Períodos de chuva ao longo do dia de domingo no Norte e Centro, podendo chegar ao litoral Oeste, Área Metropolitana de Lisboa e Ribatejo ainda durante o dia, embora a frente fria só chegue a estas regiões a partir do início da noite. 💧
Prevê-se que a temperatura mínima seja de 12°C na Guarda, 13°C em Vila Real e Bragança, 14°C em Viseu, Setúbal e Castelo Branco, 15°C em Évora e Portalegre, 16°C em Beja, Santarém, Leiria, Braga e Viana do Castelo, 17°C em Faro, Coimbra, Aveiro e Porto, e 18°C em Lisboa.
Quanto às temperaturas máximas, espera-se que atinjam 29°C em Beja e Évora, 26°C em Santarém, 25°C em Leiria, Portalegre, Castelo Branco e Coimbra, 24°C em Setúbal, 23°C em Faro, Lisboa e Vila Real, 22°C em Aveiro e Bragança, 21°C em Viseu, 20°C em Porto, Braga e Guarda, e 19°C em Viana do Castelo.

Porque a chuva ainda não vai chegar ao Sul do país de forma significativa?
As frentes frias que atingem Portugal têm, geralmente, uma direção predominante de noroeste para sudeste, acompanhando o deslocamento das depressões atlânticas que se formam no Atlântico Norte.
Estas frentes chegam primeiro ao Norte e Centro do país, onde a influência marítima e o relevo favorecem a sua atividade. À medida que avançam para sul, perdem intensidade, uma vez que o ar frio e húmido encontra condições cada vez mais estáveis e secas. A posição das depressões atlânticas é determinante: quando estas circulam a norte da Península Ibérica, as frentes associadas não conseguem descer até ao sul de Portugal.

Para que o Algarve e o Baixo Alentejo sejam afectados, seria necessário que a trajetória das depressões passasse mais a sul, o que ocorre com menor frequência. Além disso, o Anticiclone dos Açores desempenha um papel importante na limitação do avanço das frentes. Quando este se estende em crista sobre o sul da Península Ibérica, origina uma massa de ar estável e seca, que impede a progressão das frentes frias. Assim, a combinação entre a direção predominante das frentes, a posição das depressões atlânticas e a influência anticiclónica a sul explica por que razão muitas frentes frias não chegam ao sul de Portugal.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.