Julho de 2024
Julho de 2024 foi caracterizado por alguma instabilidade atmosférica, períodos com vento forte e pela chegada do tempo realmente quente. Relembre alguns momentos ⬇️

Temperatura sobe aos 42°C esta quinta feira no Alentejo. Lisboa e Faro vão chegar aos 33°C
Uma nova subida da temperatura máxima está prevista para esta quinta feira, para valores até 42°C no interior do Alentejo.
Espera-se uma máxima na ordem dos 42°C em alguns locais como Mértola e Serpa, 41°C em Évora e Beja, 37°C em Portalegre, Braga e Castelo Branco, 36°C em Setúbal, 35°C em Bragança, 34°C em Vila Real e Santarém, 33°C em Coimbra, Faro, Viseu e Lisboa, 31°C na Guarda, 30°C no Porto e em Viana do Castelo, 28°C em Leiria e 26°C em Aveiro.
A sensação térmica deverá atingir a meio da tarde os 43°C no interior do Alentejo, 36°C em Lisboa e em Faro, e 32°C no Porto.
A subida da temperatura também será sentida no litoral oeste, onde se espera uma diminuição na nebulosidade ao longo do dia e uma menor intensidade do vento comparativamente aos últimos dias.

A atual massa de ar quente vai abandonar Portugal Continental a partir desta noite
A entrada de uma massa de ar menos quente e mais húmida irá resultar numa descida generalizada das temperaturas a partir desta tarde no litoral, progredindo para o restante território (interior) durante a noite. Prevê-se ainda um aumento na humidade relativa do ar, e possibilidade para a formação de nevoeiro e nuvens baixas sobretudo na faixa costeira.
Possibilidade ainda de aguaceiros e trovoada pontual durante a tarde de hoje no interior norte e centro.
A temperatura mínima durante a próxima noite deverá atingir os 14ºC no Porto, 15ºC em Lisboa e 18ºC em Faro.
O vento vai aumentar de intensidade a partir da tarde e durante o fim de semana, com rajadas até 70km/h principalmente nas terras altas e litoral oeste.

Uma frente fria ondulatória vai provocar precipitação no norte e centro de Portugal entre segunda à noite e terça feira
Acredite se quiser: Uma frente fria com movimento ondulatório irá provocar um novo período de precipitação no norte e centro de Portugal, tendo uma maior intensidade na região norte.
Esta superfície frontal ficará bloqueada a sul pelo anticiclone, não estando prevista chuva nas regiões a Sul do Tejo – situação ainda por confirmar.
Está prevista uma nova descida das temperaturas na terça feira, exceto no Sul de Portugal.

O ciclo repete: nova possibilidade para chuviscos ou chuva fraca esta noite em várias partes do país
A passagem de uma frente fria em fase de dissipação, irá provocar precipitação fraca durante a noite de hoje e o início de manhã de amanhã no litoral norte, centro, oeste e Área Metropolitana de Lisboa.
Aguarda-se a partir das próximas horas e durante a próxima madrugada, um aumento da nebulosidade em todo o território continental, exceto no sotavento algarvio.
É esperada uma subida da temperatura máxima esta quinta feira no sotavento algarvio, e no interior centro e sul.

O que se passa este verão? Está realmente menos calor?
A meteorologia surpreende-nos todos os dias, a todo o minuto. O verão deste ano em Portugal está a ser marcado por temperaturas dentro ou abaixo da média em praticamente todo o território, com mais humidade em locais menos habituais. As massas de ar quentes estão no Norte de África e no leste da Europa, numa luta constante e diária contra as massas de ar frias e húmidas localizadas no oceano atlântico e a Norte. E nós? Estamos no meio deste combate, a receber humidade elevada e temperaturas abaixo do esperado (por muitos).
A versatilidade do tempo em Portugal permite-nos ter uma grande diversidade meteorológica. Resta-nos aguardar pelas cenas dos próximos episódios. Sempre no André do Tempo!

Temperatura volta a disparar esta sexta feira: Termómetros vão ultrapassar os 40ºC no interior sul
Esta sexta feira vai ser marcada por uma nova subida das temperaturas de norte a sul de Portugal.
A temperatura máxima deverá atingir os 42ºC a 43ºC em alguns locais do interior sul, como Mértola e Alcoutim, 41ºC em Beja, 40ºC em Évora, 38ºC em Castelo Branco, 37ºC em Portalegre, 36ºC em Setúbal, 35ºC em Santarém, 34ºC em Faro e Bragança, 33ºC em Lisboa e Vila Real, 31ºC em Viseu, Guarda e Braga, 30ºC em Coimbra, 27ºC em Leiria, 25ºC no Porto, 24ºC em Viana do Castelo e 23ºC em Aveiro.
A sensação térmica máxima deverá ser registada entre as 14h00 e as 16h30, com valores acima dos 42ºC a 44ºC no interior sul de Portugal, 35ºC a 37ºC em Faro, 34ºC a 35ºC em Lisboa e 27ºC a 29ºC no Porto.
Espera-se um aumento da nebulosidade e formação de nevoeiro a partir do meio da tarde na faixa costeira do litoral oeste, progredindo no final do dia e noite para o restante litoral (exceto no sotavento algarvio).

Terça feira escaldante: Temperatura volta a subir e algumas localidades de Portugal podem atingir os 43ºC
Esta terça feira será marcada por tempo quente e estável de norte a sul de Portugal, com uma subida generalizada da temperatura, exceto na Península de Setúbal e no litoral alentejano.
A máxima vai atingir até 43ºC em algumas localidades dos distritos de Beja, Évora e Santarém, 41ºC em Beja, Évora e Santarém, 40ºC em Braga e Castelo Branco, 39ºC em Portalegre e Vila Real, 38ºC em Coimbra e Bragança, 37ºC em Viseu, Lisboa e Faro, 36ºC em Leiria, 35ºC no Porto, 34ºC em Setúbal e Guarda, 33ºC em Viana do Castelo, e 30ºC em Aveiro. No litoral oeste, a temperatura máxima deverá atingir os 30ºC em alguns locais.
O vento irá soprar geralmente fraco a moderado.

Tempo quente e possibilidade de trovoada a partir de domingo
Um centro de baixas pressões isolado em altitude irá fazer uma aproximação ao território continental de Portugal entre domingo e terça feira.
Perspetiva-se possibilidade de instabilidade atmosférica, com uma subida acentuada das temperaturas, mais nebulosidade e poeiras e ocorrência de trovoada e aguaceiros pontuais.

Vem aí uma nova vaga de poeiras a partir de domingo!
A partir de domingo é esperada a chegada de uma vaga de poeiras vindas dos desertos de África, impulsionada em altitude pela aproximação de uma depressão isolada a Sudoeste de Portugal Continental.
Esse centro de baixas pressões, em conjunto com o fluxo de vento sul-norte, irá trazer elevados níveis de poeiras e instabilidade atmosférica, sobretudo a partir da tarde de domingo.
A instabilidade atmosférica não vai abranger todas as regiões de Portugal.

Aumento dos níveis de poeiras e de instabilidade atmosférica a partir deste domingo à tarde
Devido à aproximação de um centro de baixas pressões isolado em altitude, perspetiva-se um aumento de instabilidade atmosférica a partir da tarde deste domingo, com uma subida em latitude de elevadas concentrações de poeiras de África.
Haverá possibilidade para a ocorrência de trovoada e aguaceiros pontuais a partir do início da noite no interior sul de Portugal, progredindo para norte ao longo da madrugada de domingo para segunda.
Espera-se uma nova subida das temperaturas.

Instabilidade atmosférica progride para o norte e centro
As próximas horas serão marcadas por ocorrência de precipitação e trovoada nas regiões do norte e centro, com uma diminuição dos níveis de instabilidade a sul.
As poeiras deverão manter-se pelo menos até quinta feira.
Está prevista uma ligeira descida da temperatura máxima para amanhã.

Vento forte de regresso amanhã – Rajadas até 70km/h em alguns locais
O vento de norte está de regresso. A partir desta quinta feira, está previsto um aumento na intensidade do vento, principalmente nas terras altas e nas regiões do litoral de norte a sul.
Esperam-se rajadas que poderão ultrapassar os 60km/h a 70km/h, sobretudo durante o período das próximas tardes e inícios de noite.
Perspetiva-se para esta quinta feira uma descida da temperatura máxima no litoral centro, oeste e Área Metropolitana de Lisboa, e uma subida no litoral norte, litoral alentejano e sotavento algarvio. Os termómetros deverão atingir os 36ºC em Faro, 27ºC em Lisboa e 24ºC no Porto.
O nevoeiro e/ou nuvens baixas continuarão a marcar presença em boa parte do território continental durante a próxima noite e início de manhã.