Junho de 2024
Junho de 2024 não foi tão quente quanto esperado, e foi marcado por instabilidade atmosférica ao longo do mês. Relembre alguns momentos ⬇️

Possibilidade de aguaceiros pontuais e trovoada esta tarde nas regiões do interior
A possibilidade de aguaceiros pontuais e trovoada durante a tarde de hoje estará centrada principalmente nos distritos de Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco e Guarda.
Espera-se tempo geralmente pouco nublado ou limpo em grande parte do território, e ocorrência de nevoeiro na faixa do litoral oeste.

Poeiras entram em Portugal Continental a partir do final da tarde de hoje
A partir do final da tarde de hoje espera-se a entrada de uma pluma de poeiras, vinda diretamente dos desertos do Norte de África.
Os níveis de concentração de poeiras deverão atingir um pico de intensidade entre quinta e sexta feira, coincidindo com o aumento da instabilidade atmosférica.
Espera-se possibilidade para formação de trovoada e aguaceiros a partir da noite de quinta para sexta.

Temperatura aparente dispara esta quinta feira: Mais humidade, poeiras e subida da temperatura são a causa!
A temperatura aparente (temperatura sentida na pele) vai disparar esta quinta feira, devido ao aumento significativo da humidade relativa do ar, à subida da temperatura e à presença de poeiras/nuvens altas.
A temperatura sentida deverá aproximar-se dos 40°C durante a tarde em alguns pontos do interior centro e sul, dos 36°C em Lisboa, dos 35°C em Faro, e dos 25°C no Porto.
Espera-se um aumento na intensidade do vento a partir da tarde na faixa costeira do centro e sul, impulsionada pelo crescimento dos níveis de instabilidade.

Próximas horas com elevada carga de poeiras e mais humidade: Trovoadas começam a ser mais prováveis
É expectável para a tarde e noite de hoje um aumento de nebulosidade alta e de poeiras, com um crescimento dos níveis de humidade do ar.
A aproximação de uma depressão isolada, localizada atualmente a Sudoeste de Lisboa, irá provocar um aumento na instabilidade atmosférica. A partir da noite haverá possibilidade para a formação de trovoada e aguaceiros.

Agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas
As próximas horas e a tarde de hoje serão marcadas pela formação de células convectivas, capazes de gerar trovoada intensa e precipitação forte, podendo ser de granizo de dimensões consideráveis.
A Área Metropolitana de Lisboa, Alto Alentejo, Ribatejo, Litoral Oeste e as regiões do norte e centro são para já os focos, onde a possibilidade é superior.
Está previsto um dia geralmente quente, com a presença de poeiras e humidade relativa do ar elevada.

Trovoada concentrada e chuva forte a caminho da Área Metropolitana de Lisboa
Existe atualmente uma extensa área de instabilidade atmosférica, com a produção de células convectivas intensas e que se dirigem para a Área Metropolitana de Lisboa – Lisboa e Setúbal.
Possibilidade de queda de granizo no início da tarde, com risco de inundações.

Risco de trovoada mantém-se elevado nas próximas horas
O núcleo da atual depressão (centro de baixas pressões) encontra-se a Sudoeste de Lisboa, prevendo-se ao longo da noite continuação de instabilidade atmosférica com possibilidade de trovoada, períodos de chuva e queda de granizo.
Esta possibilidade é superior nas regiões do norte e centro, litoral oeste, Ribatejo, Área Metropolitana de Lisboa e alto Alentejo.

É esta a temperatura prevista para a noite de hoje no ponto mais alto de Portugal Continental, na Serra da Estrela!
Está prevista uma nova descida da temperatura mínima esta noite e na próxima madrugada, para valores abaixo dos 10ºC em diversos pontos do país.
Prevê-se uma temperatura na ordem dos 2ºC no ponto mais alto da Serra da Estrela, 6ºC na Guarda, 7ºC em Bragança e Viseu, 8ºC em Vila Real e Braga, 10ºC em Viana do Castelo, Portalegre, Évora, Coimbra e Castelo Branco, 11ºC no Porto, Leiria e em Beja, 13ºC em Setúbal, Aveiro e Santarém, 14ºC em Lisboa, e 16ºC em Faro.
Espera-se uma nova descida da temperatura máxima para este sábado de norte a sul.

Uma depressão vai provocar alterações no estado do tempo em Portugal Continental!
Perspetiva-se a passagem de uma depressão em Portugal Continental ao longo dos próximos dias, com a entrada de uma frente fria já esta segunda feira.
Esperam-se períodos de chuva por vezes forte ao longo da próxima madrugada e manhã no litoral norte, progredindo durante a tarde para a restante região (norte), e para o centro.
A partir das 20h/22h, a precipitação deverá chegar à Área Metropolitana de Lisboa, progredindo para o Alto e Litoral Alentejo no início da madrugada, e chegando ao sul no final da madrugada e início de manhã de terça feira.
Está prevista possibilidade para a ocorrência de trovoada aquando da passagem da superfície frontal fria.
Espera-se uma descida gradual da temperatura máxima até quarta feira.

Frente fria já está próxima de Portugal Continental – Chuva está de volta
Estão previstos períodos de chuva ao longo das próximas horas no litoral norte de Portugal, progredindo para a restante região e para o litoral centro durante a tarde, chegando à Área Metropolitana de Lisboa a partir das 21h.
A frente fria deverá chegar ao interior centro e sul durante a próxima madrugada, embora com menor intensidade – em forma de aguaceiros.
Espera-se uma nova descida das temperaturas para amanhã.

Trovoada frequente e concentrada formou-se entre Lisboa e Montijo
Formou-se durante os últimos minutos uma área intensa de instabilidade no eixo entre Almada e Santarém.
Ao longo das próximas horas haverá possibilidade para trovoada e aguaceiros em qualquer parte do território continental.

Gota fria já está frente a frente com Portugal Continental – O que isto quer dizer?
Uma nova depressão com expressão em altitude tem vindo a aproximar-se gradualmente de Portugal Continental, e por isso, é esperada instabilidade atmosférica sobretudo entre quinta e sexta feira.
Para esta quarta feira (amanhã) estão previstos períodos de céu pouco nublado, possibilidade para chuviscos no litoral oeste e Área Metropolitana de Lisboa – no período do início da manhã -, e aguaceiros e trovoada no interior norte durante a tarde.
A instabilidade atmosférica deverá acentuar-se a partir da tarde de quinta feira.

Possibilidade de trovoada e aguaceiros fortes entre hoje e amanhã
Ao longo das próximas horas, durante a noite e o dia desta sexta feira, antevê-se um aumento na instabilidade atmosférica, com possibilidade para a formação de células convectivas originárias do atual centro de baixas pressões que se localiza a Sudoeste de Lisboa.
Esta instabilidade será mais notável no interior norte, região centro, Área Metropolitana de Lisboa (entre o final da tarde e a noite/madrugada), e Alto Alentejo. Esperam-se condições para a ocorrência de aguaceiros fortes, queda de granizo e trovoada frequente. Risco de inundações locais.

Os termómetros deverão atingir os 40°C já esta semana no interior do Alentejo!
A entrada de uma massa de ar quente em Portugal Continental irá proporcionar uma subida das temperaturas a partir desta segunda feira, sendo mais notável a partir de terça.
Os dias mais quentes da semana deverão ser registados entre terça e quinta feira, com valores de temperatura até 40°C no interior sul.
O vento, contudo, irá aumentar de intensidade sobretudo no litoral e terras altas, e o nevoeiro continuará a marcar presença no litoral oeste.