Outubro de 2024
Outubro de 2024 ficou marcado pela chegada da instabilidade atmosférica a Portugal continental, com períodos chuvosos e com vento forte. A neve chegou no final do mês à torre da Serra da Estrela. Relembre alguns momentos:

Mais chuva esta quarta feira no norte e centro de Portugal – sul fica de fora
Um sistema frontal com frentes associadas vai permitir a ocorrência de precipitação durante os próximos dias no norte e centro de Portugal.
Ao longo das próximas horas e o dia desta quarta feira, é esperada precipitação no norte e centro, sendo por vezes forte em especial na região norte.
Os níveis de humidade relativa do ar vão aumentar significativamente em todo o território continental de Portugal, havendo também possibilidade para a ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral oeste, Área Metropolitana de Lisboa e Alto Alentejo.
Perspetiva-se uma nova descida da temperatura máxima, e uma ligeira subida da mínima.

Parece que o outono vai continuar a instalar-se: A próxima semana pode trazer chuvas intensas
A combinação de dois centros de baixa pressão no Atlântico Norte resultará na formação de uma depressão atmosférica, o que provocará um período de instabilidade em grande parte da Europa a partir de domingo.
A passagem de uma frente fria de moderada a forte atividade, seguida pela chegada de um novo sistema frontal, trará um agravamento das condições meteorológicas de norte para sul ao longo de domingo e no início da semana. Como é habitual, as regiões do norte e centro do país deverão registar os maiores acumulados de precipitação.
Este novo sistema frontal será acompanhado por uma massa de ar frio em altitude, o que fará descer ligeiramente as temperaturas, ainda que essa descida tenha pouca expressão.
Até lá, os próximos dias serão marcados por períodos de céu nublado e possibilidade de aguaceiros, especialmente no norte e centro do país. Espera-se ainda uma subida da temperatura máxima, particularmente no sotavento algarvio, interior sul e Área Metropolitana de Lisboa.

Risco elevado de inundações na noite de domingo para segunda – Saiba onde
A passagem de uma frente fria de forte atividade com movimento lento, vai provocar um agravamento das condições meteorológicas ao longo do dia de domingo e gradualmente até à madrugada de segunda.
As próximas horas serão marcadas por períodos de chuva na região Norte, progredindo gradualmente a partir da noite para a região Centro. No restante território, não está prevista precipitação pelo menos até meados da próxima madrugada.
Neste domingo, as condições agravam-se no centro do país: Está previsto um agravamento das condições meteorológicas na região centro do país, com a presença de uma frente fria estacionária com elevados níveis de água precipitável. Prevê-se precipitação por vezes forte e persistente, e um aumento na intensidade do vento principalmente nas regiões montanhosas e junto ao Litoral Centro. Risco elevado de inundações.
Esta frente fria poderá continuar a desenvolver-se ao longo da tarde de domingo e pela noite, avançando para sul, afetando o Litoral Oeste, a Área Metropolitana de Lisboa e o Alto Alentejo. Nestes locais, espera-se precipitação forte e persistente, com manutenção de um elevado risco de inundações.
Na segunda-feira, a frente fria deverá continuar o seu movimento para sul, prevendo-se chuva moderada a forte no Baixo Alentejo e no Algarve.
Possibilidade de trovoada em qualquer parte do território durante a passagem da superfície frontal fria.
Está prevista uma ligeira descida das temperaturas.

Risco elevado de inundações este domingo em algumas partes do país
Uma frente fria de moderada/forte atividade com movimento lento, vai provocar precipitação persistente e por vezes forte este domingo na região centro de Portugal, havendo risco de inundações nos distritos do Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra.
Esta frente fria vai progredir para a direção sul ao longo da próxima noite, atingindo o Litoral Oeste, Área Metropolitana de Lisboa e Alto Alentejo com o decorrer da noite e madrugada.
No sul, o Baixo Alentejo e Algarve vão receber precipitação moderada a forte esta segunda feira.
Possibilidade de trovoada em qualquer parte do território.

Novo episódio de chuva intensa no norte e centro entre terça e quarta feira: Vento vai sofrer um agravamento com rajadas até 130km/h
A passagem da tempestade tropical “Kirk” vai provocar um agravamento das condições meteorológicas em Portugal Continental entre esta terça feira e o dia de quarta.
Esta terça feira estão previstos períodos de chuva no norte e centro, mais frequente e intensa na região norte. No restante território, esperam-se períodos de céu nublado, com abertas, e possibilidade para a ocorrência de aguaceiros.
A partir da tarde prevê-se um agravamento: Com o decorrer da tarde de amanhã, está previsto um aumento significativa na intensidade do vento de norte a sul, com maior destaque para o norte e centro. Ao longo da noite e madrugada de terça para quarta, aguardam-se rajadas de vento até 130km/h nas regiões montanhosas do norte e centro, e até 120km/h na faixa do litoral. Mais para sul, o vento poderá atingir até 110km/h no Litoral Oeste e na faixa costeira do distrito de Lisboa, e até 100km/h nas regiões montanhosas.
O pico na intensidade do vento deverá ocorrer entre as 23h desta terça feira, e as 14h de quarta.
Esta tempestade tropical trará consigo uma massa de ar ameno durante a sua passagem, e por isso, as temperaturas vão manter-se dentro da média.

Nova depressão vai trazer chuva forte e trovoada de norte a sul – Algarve vai ser uma das regiões mais afectadas
Tudo começa amanhã à noite: A noite de quinta para sexta promete fazer chegar uma nova depressão atmosférica, com um cavamento mínimo de 985hPa no oceano atlântico.
Prevê-se a chegada da primeira superfície frontal associada ao longo da madrugada de quinta para sexta, com precipitação por vezes forte e trovoada a iniciar no Algarve, Litoral Alentejano e Área Metropolitana de Lisboa – que engloba Lisboa e Setúbal.
A frente de precipitação deslocar-se-á para o Norte e Centro ao longo do dia de sexta feira, mantendo-se a ocorrência de aguaceiros fortes e trovoada no restante território.
Na noite de sexta para sábado, aguarda-se um novo agravamento com o movimento lento de uma frente oclusa e a consequente queda de precipitação forte e trovoada frequente.
O vento voltará a aumentar de intensidade, podendo atingir rajadas acima dos 90km/h especialmente nas terras altas e regiões montanhosas de norte a sul.

A próxima madrugada vai voltar a ser agitada: Chuva e trovoada de regresso
A partir da próxima madrugada é esperado um agravamento das condições meteorológicas de Norte a Sul, com a passagem de múltiplas superfícies frontais.
Prevê-se precipitação por vezes forte e ocorrência de trovoada. Possibilidade ainda para a queda de granizo, sobretudo no Centro e Sul.
Os períodos com maior instabilidade serão a próxima madrugada e início de manhã de Norte a Sul, ao longo do dia de sexta feira, principalmente no Algarve, e na noite de sexta para sábado em todo o território continental.

Trovoada acorda Área Metropolitana de Lisboa e Alentejo Litoral
Aproximam-se atualmente vários núcleos convectivos com trovoada frequente e precipitação forte.
A próxima hora será crítica sobretudo no distrito de Setúbal, cidade de Lisboa e litoral sul, com possibilidade de inundações rápidas.

Linhas de instabilidade vão provocar aguaceiros e trovoada esta terça feira de Norte a Sul
Uma nova depressão atmosférica vai condicionar o estado do tempo em Portugal Continental esta terça feira.
Será de esperar um aumento gradual da nebulosidade ao longo das próximas horas, com possibilidade para aguaceiros, em especial no Norte e Centro.
Nesta terça feira, a probabilidade de precipitação vai aumentar significativamente a partir do final da manhã e até ao final da tarde no Centro e Sul, com ocorrência de aguaceiros fortes e trovoada, progredindo ao longo do dia para o restante território.
Risco de inundações rápidas, especialmente no Algarve, Vale do Tejo e Área Metropolitana de Lisboa.
Espera-se um aumento na intensidade do vento, sobretudo no Centro e Sul, com rajadas até 70km/h nas regiões montanhosas.
A temperatura máxima deverá descer, particularmente no Centro e Sul.

Aguaceiros fortes aproximam-se da costa portuguesa – Possibilidade de granizo
O resto do dia de hoje será marcado por ocorrência de aguaceiros fortes e possibilidade de trovoada em qualquer parte do território continental de Portugal, com maior incidência nas regiões do litoral.
Risco de granizo e inundações rápidas, tal como ontem.
Este novo período com aguaceiros fortes mantém-se até à próxima madrugada.

Subida das temperaturas nos próximos dias: Termómetros vão chegar aos 27ºC em algumas partes do Centro e Sul do país
A vaga de precipitação forte já passou, e agora vive-se uma acalmia temporária em Portugal Continental: Sem vento, pouca chuva, algumas nuvens e muita humidade. As temperaturas tendem a manter-se amenas, ao contrário do ano passado, em que neste dia já se sentia algum frio.
Esta nova semana iniciar-se-á com períodos de chuva no Litoral Norte e Centro, e céu por vezes nublado com abertas no restante território.

Massa de ar frio já está a entrar em Portugal Continental
A bolsa de ar frio prevista está atualmente a entrar a Noroeste, no distrito de Viana do Castelo e no Gerês.
Estima-se que a intrusão de ar frio se realize durante toda a madrugada e o dia de amanhã, prevendo-se uma descida das temperaturas de Norte para Sul.
Espera-se um aumento na intensidade do vento a partir do momento da entrada da massa de ar frio, estando prevista uma descida nos valores da sensação térmica.
O maior arrefecimento deverá ocorrer a partir do final da tarde de sexta feira, perspetivando-se que a noite de sexta para sábado seja a mais fria do outono até ao momento.

Já está a nevar nos pontos mais altos da Serra da Estrela! Obrigado Sara Amoêdo pelo registo!
A neve começou a cair neste início de tarde nos pontos mais altos da Serra da Estrela, com uma temperatura na ordem dos 0ºC (dados MeteoEstrela).
Durante as próximas horas e até este sábado, prevê-se possibilidade de queda de neve acima dos 1600/1800 metros de altitude.

Possibilidade de inundações no início da tarde entre Faro e Tavira, no Algarve
Uma linha de instabilidade de forte intensidade está agora a progredir para o sotavento algarvio, onde se espera precipitação forte durante as próximas horas.
O movimento lento destas células convectivas poderá causar inundações. Possibilidade também para trovoada.