Setembro de 2024
Setembro de 2024 marcou uma viragem no estado do tempo em Portugal, com a partida do tempo quente, o regresso da chuva e a chegada de massas de ar frio. Relembre alguns momentos:

Massa de ar fresco vinda de Norte já está a entrar em Portugal
É esperado um aumento na intensidade do vento ao longo das próximas horas, com rajadas até 80km/h principalmente nas regiões do litoral, terras altas e regiões montanhosas.
Durante a próxima noite e madrugada, está prevista uma descida das temperaturas, sendo acentuada no centro e sul, principalmente no Alentejo e Algarve.
Para esta tarde, perspetiva-se ainda um aumento de nebulosidade no norte, centro, Área Metropolitana de Lisboa e Alto Alentejo.

As primeiras chuvas da temporada vão começar a cair no norte de Portugal esta sexta feira
Uma depressão isolada em altitude e com moderada expressão irá descer em latitude, vinda do norte da Europa, e alterando o estado do tempo em Portugal Continental a partir de sexta feira.
A depressão, cientificamente designada como “cut-off”, deverá provocar a ocorrência das primeiras chuvas no norte de Portugal já na próxima sexta-feira, com a passagem de uma frente fria. A precipitação permanecerá confinada ao norte, não havendo condições ou capacidade para que se estenda para o sul do país.
Este sistema depressionário trará ainda uma bolsa de ar frio em altitude, que deverá provocar uma descida generalizada das temperaturas de norte a sul, embora com maior expressão no norte e centro. Está prevista uma queda nas temperaturas a partir de sexta feira, com noites mais frias e dias mais frescos (novamente!).
Perspetiva-se uma diminuição significativa da velocidade e das rajadas de vento durante o próximo fim de semana.
As tendências atuais dos modelos meteorológicos indicam que esta depressão, que afetará principalmente o norte de Portugal, deverá subir novamente em latitude no início da próxima semana, dirigindo-se para França e Alemanha. No entanto, este movimento poderá abrir caminho para que novas depressões atinjam Portugal em breve. Alternativamente, existe a possibilidade de ocorrer o contrário, com a subida em latitude de um anticiclone, o que resultaria em tempo seco. Continuaremos a acompanhar a evolução desta situação.

Arrefecimento noturno: Temperaturas descem esta noite dos 5ºC em vários locais do interior norte de Portugal
É mesmo verdade: Uma bolsa de ar frio com expressão em altitude, irá provocar uma descida acentuada da temperatura mínima para a noite de hoje, principalmente no norte e centro de Portugal.
A temperatura mínima durante a próxima madrugada deverá atingir os 5ºC em Bragança, 7ºC na Guarda e em Viseu, 9ºC em Coimbra, Braga e Viana do Castelo, 10ºC em Vila Real, 11ºC no Porto, em Leiria e Castelo Branco, 12ºC em Portalegre, 13ºC em Évora, Setúbal e Beja, 14ºC em Aveiro e Lisboa e 17ºC em Faro. Alguns locais do interior norte poderão descer dos 3ºC a 5ºC, e o ponto mais alto da Serra da Estrela deverá bater nos 2ºC a 3ºC.
A persistência do vento moderado a forte, especialmente nas regiões do litoral, nas terras altas e regiões montanhosas, aumentará a sensação de frio.
Esta bolsa de ar frio em altitude está associada a um centro de baixas pressões presente a norte, com uma temperatura mínima no seu núcleo atualmente a rondar os 3ºC – a aproximadamente 1500 metros de altitude.
Espera-se uma descida generalizada das temperaturas esta sexta feira, com menor expressão no sotavento algarvio.

Forte trovoada a sul do Algarve e massa de ar frio a norte
A instabilidade presente no Norte de África está agora em progressão para a direção Nordeste, fazendo com que alguma nebulosidade chegue ao Algarve ao longo do dia de hoje. A menos de 300km para sul de Faro, no oceano, existe atualmente uma área de instabilidade muito intensa, com trovoada e chuva forte. Esta precipitação não deverá cair em qualquer parte do território continental de Portugal, dirigindo-se para o sul de Espanha.
Mais a norte, a atual massa de ar frio que provocou uma descida das temperaturas, desloca-se novamente para norte, e afastando-se gradualmente de Portugal.
A temperatura mínima deverá voltar a descer durante a próxima noite no norte e centro.

Subida acentuada da temperatura máxima esta sexta feira em Portugal Continental (exceto no interior norte e centro)
Perspetiva-se uma subida acentuada da temperatura máxima já para esta sexta feira, exceto nas regiões do interior norte e centro. Os termómetros vão, ao longo do fim de semana, atingir os 33ºC a 35ºC em alguns locais do centro e sul do país.
Para esta sexta feira, a máxima deverá rondar os 34ºC em Setúbal, Évora e Beja, 33ºC em Santarém, 31ºC em Faro, 30ºC em Lisboa, Castelo Branco, Coimbra e Leiria, 29ºC em Portalegre e Bragança, 28ºC em Braga, 26ºC em Aveiro, Viseu, Vila Real e no Porto e 24ºC na Guarda e em Viana do Castelo.
A temperatura mínima deverá igualmente subir no centro e sul, sofrendo uma descida no norte do país, principalmente durante o fim de semana.
O vento irá diminuir de intensidade, em especial durante o fim de semana. São esperadas, contudo, rajadas até 60km/h a 70km/h nas regiões montanhosas do interior norte e centro.
O céu deverá apresentar-se geralmente pouco nublado, sem formação de nevoeiro no litoral entre sábado e domingo.

Possibilidade de aguaceiros e trovoada esta quinta feira principalmente no centro e sul
Um centro de baixas pressões em altitude irá provocar alterações no estado do tempo ao longo dos próximos dias em Portugal Continental, mas calma: ainda não são as chuvas típicas de outono associadas a frentes frias/quentes.
Esta quinta feira é esperada possibilidade* para a ocorrência de aguaceiros e trovoada, principalmente no centro e sul. Inicialmente, esta possibilidade será maior no Algarve, a partir da próxima madrugada e durante a manhã, progredindo ao longo da manhã e tarde para o centro e restante sul.
Está prevista uma nova descida da temperatura máxima, com valores abaixo dos 30ºC em todo o território continental de Portugal.
*Por se tratar de uma possibilidade, não existe uma certeza absoluta quanto à localização exata onde haverá ocorrência de aguaceiros e trovoada. Situações de instabilidade atmosférica são extremamente imprevisíveis, significando que as condições atmosféricas instáveis podem variar significativamente de um local para outro. Isto reflete que, enquanto num determinado ponto pode ocorrer chuva intensa e trovoada, a poucos quilómetros de distância o tempo pode manter-se estável e seco.
Sugerimos o acompanhamento em tempo real no website e redes sociais do André do Tempo, e nas plataformas online do IPMA.

Formam-se os primeiros aguaceiros fortes e trovoada no sul de Portugal
A instabilidade atmosférica começa-se agora a desenvolver no sul de Portugal, com a formação de aguaceiros fortes e trovoada a sul de Grândola (distrito de Setúbal) e no distrito de Évora (sobretudo a leste do distrito).
Esta instabilidade deverá, durante as próximas horas, continuar a desenvolver-se e progredir para o centro, Alto Alentejo e eventualmente Área Metropolitana de Lisboa.

O outono começa-se a instalar e já há previsão para a chegada das primeiras frentes de chuva
Faltam menos de 48 horas para o início oficial do outono, e o estado do tempo já tem vindo a sofrer alterações ao longo dos últimos dias. Desta vez, a mudança começou no sul, com a entrada de uma massa de ar húmida no Algarve, provocando nevoeiro e uma descida das temperaturas. Depois, um centro de baixas pressões em altitude entrou em território continental de Portugal, fazendo com que instabilidade atmosférica marcasse presença através de uma nova descida das temperaturas, e aguaceiros.
A possibilidade* de aguaceiros irá manter-se ao longo das próximas 24 horas de norte a sul, com ocorrência de trovoada.
Segundo as atuais tendências dos modelos meteorológicos, a próxima semana adivinha-se húmida e relativamente chuvosa no norte do país, com o regresso das primeiras superfícies frontais do outono.
Como habitual nesta época de transição, estas frentes deverão afectar diretamente o norte e centro, e com menor intensidade o sul.

Já é visível na imagem de satélite a massa de ar húmida que irá condicionar o estado do tempo durante esta semana. Vai começar a nova temporada. Bem vindo/a/e ao André do Tempo!

O estado do tempo vai sofrer um agravamento a partir das próximas horas
Ao longo das próximas horas e durante a próxima noite espera-se um aumento gradual na intensidade da precipitação e do vento nas regiões do norte e centro.
Aguardam-se acumulações de precipitação (durante 24 horas) na ordem dos 120mm nas regiões montanhosas do litoral norte, e até 80mm em alguns locais do litoral norte e centro. A passagem de duas frentes frias será a causadora deste novo evento meteorológico.
No litoral oeste e na Área Metropolitana de Lisboa – que engloba Lisboa e Setúbal – a precipitação mais intensa deverá ocorrer no período entre as 07h e as 11h (esta quinta feira). No sul, estão previstos períodos de chuva especialmente entre a manhã e o início da tarde, podendo ser por vezes moderada no Alto Alentejo.
O vento aumentará de intensidade ao longo da noite e madrugada, com rajadas até 100km/h nas regiões montanhosas do norte e centro, 90km/h no litoral (norte e centro), e até 70km/h no restante território (em especial no litoral e regiões montanhosas).
Espera-se uma ligeira descida da temperatura mínima para amanhã.

Entrada de massa de ar frio a partir das próximas horas
Após a passagem das frentes frias, que atualmente se encontram a afectar o Alto Alentejo, é esperada a entrada de uma bolsa de ar frio em altitude. Prevê-se uma descida gradual das temperaturas, principalmente na noite de sexta para sábado.
Esta massa de ar frio temporária está associada a um centro de baixas pressões localizado a norte.
A temperatura mínima durante a próxima noite deverá rondar os 6ºC na Guarda e Bragança, 7ºC em Viseu, 8ºC em Vila Real, 9ºC em Coimbra, 10ºC em Leiria, Braga e Viana do Castelo, 11ºC no Porto, em Portalegre e Castelo Branco, 12ºC em Santarém, Setúbal, Évora e Beja, 13ºC em Aveiro e Lisboa, e 16ºC em Faro.
Esta massa de ar será substituída durante o próximo fim de semana por uma bolsa de ar quente em altitude, esperando-se uma nova subida das temperaturas entre sábado e domingo.

Setembro vai terminar com uma nova subida da temperatura máxima – Termómetros vão chegar aos 32ºC no sul do país
Nova semana, novas mudanças no estado do tempo e fim do mês: Setembro vai terminar com subida da temperatura máxima de norte a sul de Portugal, com valores até 32ºC em alguns locais do interior sul.
A temperatura máxima esta segunda feira deverá rondar os 32ºC em Évora, 31ºC em Beja, 29ºC em Setúbal e Santarém, 28ºC em Faro, Castelo Branco e Lisboa, 27ºC em Portalegre, 25ºC em Coimbra, Vila Real e Bragança, 24ºC em Viseu e Leiria, 23ºC em Braga, 22ºC na Guarda, no Porto e em Aveiro, e 20ºC em Viana do Castelo.
O dia apresentar-se-á geralmente pouco nublado, com mais nebulosidade na região norte. Espera-se possibilidade para a ocorrência de chuva fraca no distrito de Viana do Castelo a partir das próximas horas e ao longo desta segunda feira.
Está prevista uma nova descida da temperatura máxima a partir de terça feira, exceto no sotavento algarvio.
