Novo agravamento das condições meteorológicas
Uma nova depressão atmosférica fará a passagem por Portugal Continental, deixando precipitação por vezes forte, um aumento na intensidade do vento e possibilidade de trovoada.

Ao longo do dia de domingo, está previsto um aumento gradual da nebulosidade e a chegada de precipitação vinda de sudoeste, começando por atingir o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa, progredindo para o restante território continental ao longo da noite e madrugada de domingo para segunda. O vento vai aumentar de intensidade a partir da tarde/final de tarde.
A neve deverá cair no Norte e Centro geralmente acima dos 1500 metros de altitude.

Segunda feira, devido à passagem do núcleo (centro) da depressão atmosférica “Laurence”, prevê-se um agravamento nas condições meteorológicas principalmente no Centro e Sul, onde se aguardam períodos de chuva por vezes forte, um aumento na intensidade do vento (especialmente no Algarve), e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Continuação de períodos de neve no Norte e Centro acima dos 1500/1600 metros de altitude.
Terça feira, as condições serão de melhoria temporária, com possibilidade de aguaceiros e boas abertas de Norte a Sul.
Leia o comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera:
Continente: “LAURENCE é o nome atribuído pela Delegação Regional dos Açores do IPMA a uma depressão que se irá centrar às 12 UTC de domingo, 16 de março, aproximadamente em 40°N 23°W, com uma pressão no seu centro de 996 hPa.
A depressão LAURENCE irá ter um deslocamento gradual para leste, até o seu centro atravessar Portugal continental no final de dia 17, segunda-feira, esperando-se assim um agravamento das condições meteorológicas, iniciando-se na tarde de dia 16 e prolongando-se até à madrugada do dia 18.
Desta forma, a partir da tarde de dia 16, devido à aproximação de um sistema frontal associado à depressão LAURENCE, prevê-se a ocorrência de precipitação por vezes forte na região Sul, estendendo-se às restantes regiões, com menor intensidade na região Norte. No dia 17, devido à já referida passagem do núcleo da depressão, é esperado novo agravamento do estado do tempo, com precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada, em especial nas regiões Centro e Sul. Neste período espera-se também um aumento significativo da intensidade do vento na região Sul, em especial no litoral e serras, com rajadas até 80-90 km/h. Por este motivo foram já avisos emitidos para estas variáveis, de nível amarelo.
É esperado também um aumento significativo da agitação marítima, que se irá sentir a partir do dia 17 em todo o litoral, mas, em especial, a sul do Cabo Mondego, com ondas de sudoeste entre 5 e 7 metros de altura significativa, tendo por este motivo sido já emitido aviso de nível laranja.
É ainda esperada queda de neve com acumulados que poderão ser significativos nos pontos mais altos da Serra da Estrela, podendo ocorrer de forma mais esporádica também nas terras altas do nordeste transmontano na madrugada de dia 17.
Dada a existência ainda de alguma incerteza relativa à trajetória e evolução da depressão LAURENCE recomenda-se o acompanhamento das previsões e atualizações dos avisos meteorológicos.”
Madeira: “LAURENCE é o nome atribuído pela Delegação Regional dos Açores do IPMA a uma depressão que se irá centrar às 12 UTC de domingo, 16 de março, aproximadamente em 40°N 23°W, com uma pressão no seu centro de 996 hPa.
A depressão LAURENCE irá ter um deslocamento gradual para leste, em direção a Portugal continental, passando a norte do arquipélago da Madeira na madrugada do dia 17.
Desta forma, o arquipélago da Madeira irá ter um agravamento das condições meteorológicas, com ocorrência de precipitação, por vezes forte na manhã do dia 16, devido à passagem de um sistema frontal associado à depressão LAURENCE, com aviso de nível amarelo já emitido.
Espera-se também um aumento da intensidade do vento ao longo do dia 16, que se irá prolongar até dia 17, com rajadas até 80-90 km/h, podendo atingir até 110 km/h nos pontos mais altos da ilha da Madeira, motivando também a emissão de aviso de nível amarelo.
O aumento da agitação marítima irá sentir-se nos dias 17 e 18 com ondas entre 5 e 7 metros de altura significativa. Por este motivo, foi já emitido aviso de nível laranja para este parâmetro.
Recomenda-se o acompanhamento das previsões e atualizações dos avisos meteorológicas dada a incerteza associada à trajetória e evolução da depressão LAURENCE.”
Açores: “A depressão LAURENCE, com um sistema frontal associado, encontrava-se às 21UTC de hoje dia 15 de março, a aproximadamente 150 km a norte (N) da ilha Terceira.
A evolução da situação meteorológica indica que o centro da depressão LAURENCE localizar-se-á a cerca de 200 km a norte (N) da ilha de S.Miguel às 03h UTC de 16 de março, com uma pressão no seu centro de 998 hPa.
Desta forma, segundo as ultimas informações, prevê-se que os efeitos da depressão LAURENCE sejam: rajadas de noroeste (NW), que deverão ultrapassar ligeiramente os 100 km/h no Grupo Ocidental, e atingir os 110 km/h nos Grupos Central e Oriental. As ondas, também de noroeste (NW), poderão atingir os 8 metros de altura significativa nos Grupos Central e Oriental (com altura máxima até aos 16 metros) e os 7 metros no Grupo Ocidental (com altura máxima até aos 13 metros).”
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário