Resumo da semana: Maior estabilidade atmosférica e diminuição da precipitação
Depois de várias semanas consecutivas marcadas por tempo muito instável, com a passagem de várias tempestades intensas em todo o território continental, espera-se uma melhoria significativa das condições meteorológicas para esta semana.
Esta melhoria das condições deve-se à subida em latitude do Anticiclone dos Açores, que se vai estender em crista desde o arquipélago da Madeira até à Península Ibérica, forçando assim o deslocamento das depressões para o norte e centro da Europa. No entanto, entre os dias 16 e 19, ainda se prevê a passagem de algumas superfícies frontais de fraca atividade pelo território, provocando alguns períodos de chuva fraca a moderada e aguaceiros dispersos em especial nas regiões do norte e centro. Os acumulados de precipitação serão pouco expressivos no geral e as temperaturas deverão manter-se estáveis, mas com tendência de subida para o final da semana.

Entre segunda e quarta-feira prevê-se ainda a passagem de alguns sistemas frontais de fraca atividade que irão provocar dias de céu muito nublado, com algumas abertas na região sul, e ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros fracos a moderados em especial nas regiões do norte e centro. Os maiores acumulados de precipitação deverão ser registados no litoral norte, sobretudo em zonas montanhosas, no entanto serão pouco significativos. O dia de quarta-feira deverá ser o mais chuvoso da semana, com a passagem de uma frente fria de norte para sul, afetando todo o território e causando períodos de chuva moderada a forte no norte e centro passando a aguaceiros ao longo da tarde. No sul a chuva deverá ser geralmente fraca. O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, por vezes forte nas terras altas. Quanto às temperaturas está prevista uma subida da temperatura mínima para segunda-feira, mantendo-se estável na terça-feira, seguida de uma ligeira descida das temperaturas para quarta-feira.

A partir de quinta-feira as condições atmosféricas deverão melhorar devido à maior influência do anticiclone. Deverão ocorrer apenas alguns aguaceiros fracos até ao início da tarde de quinta-feira nas regiões do norte e centro. O vento vai rodar para norte/noroeste e soprar moderado a forte no litoral e terras altas. A entrada de uma massa de ar mais frio vai resultar numa ligeira descida das temperaturas.
Entre sexta-feira e domingo, o anticiclone deverá estender-se em crista pela Península Ibérica e vai dar dias de céu pouco nublado ou limpo em todo o território continental. O vento irá rodar gradualmente para nordeste e soprar fraco a moderado, transportando uma massa de ar mais seca e amena. A temperatura máxima vai subir consideravelmente, podendo atingir ou mesmo ultrapassar os 20ºC em alguns locais do país. No entanto, as temperaturas mínimas deverão continuar muito baixas, com um acentuado arrefecimento noturno e condições para a formação de geada nos locais mais abrigados do interior.

O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.
Artigo escrito por André Silva, no dia 15/02/2026, às 21h00.


