Tempo quente esta semana: Possível vaga de calor em Portugal
O fluxo predominante de sul a partir de terça feira, vai favorecer a entrada de uma massa de ar quente em Portugal Continental. Será possível uma vaga de calor? A resposta é sim!

Prevê-se uma subida das temperaturas a partir de terça feira, sendo mais acentuada entre quarta e quinta feira, onde deverão ocorrer os dias mais quentes do ano até ao momento. Tudo aponta para que, alguns locais do país, atinjam valores de temperatura máxima na ordem dos 40ºC e sensação térmica acima dos 42ºC, sobretudo no interior do Alentejo e Ribatejo.

O que é uma vaga de calor?
Uma vaga de calor em Portugal é definida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) com base em critérios estatísticos relacionados com a temperatura máxima diária. Para ser considerada vaga de calor, é necessário que a temperatura máxima diária seja superior em mais de 5 ºC ao valor médio diário (normal climatológica) para essa localidade e para essa época do ano.
Esta situação deve verificar-se durante, pelo menos, seis dias consecutivos. A definição aplica-se a cada estação meteorológica de forma individual, o que significa que uma vaga de calor pode ocorrer numa região e não noutra, consoante as condições locais. A média climatológica utilizada como referência é, habitualmente, a do período de 1991 a 2020.
Será, portanto, provável a ocorrência de vaga de calor em algumas regiões do país, principalmente no Centro e Sul. Continuaremos a acompanhar!

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já lançou um comunicado acerca deste evento meteorológico:
“O anticiclone que se encontra na região dos Açores irá estender-se em crista para o Golfo da Biscaia durante a próxima semana, permitindo o desenvolvimento de uma depressão térmica sobre a Península Ibérica, o que dará origem a um fluxo de sueste com transporte de uma massa de ar proveniente do Norte de África, favorável a uma situação meteorológica de tempo quente e seco ao longo desta semana.
Assim, prevê-se a continuação de céu pouco nublado ou limpo, podendo haver alguma nebulosidade durante a madrugada e início da manhã nas regiões Norte e Centro, mais provável nos primeiros dias da semana e no litoral.
O vento vai continuar a predominar do quadrante norte, fraco a moderado, sendo temporariamente do quadrante leste durante a madrugada, soprando por vezes forte no litoral oeste e terras altas, em especial durante a tarde, com tendência para enfraquecimento e maior predominância do quadrante leste nos dias 29 e 30, dias nos quais será mais significativo o transporte da massa de ar quente e seco acima referida.
A temperatura encontra-se já acima dos valores da normal climatológica do mês de maio na generalidade do território, e com tendência para uma subida gradual, mais significativa nos dias 29 e 30. Desta forma, a temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30°C na generalidade do território a partir do dia 27, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores acima de 35°C na região Sul e vale do Tejo. A temperatura mínima também irá aumentar, prevendo-se ainda valores inferiores a 10 °C em alguns locais das regiões Norte e Centro até ao dia 26, subindo gradualmente ao longo da semana para valores acima de 15 °C na generalidade do território.
Estas condições meteorológicas resultarão no aumento gradual do Perigo de Incêndio Rural (PIR), com a classificação de PIR elevado ou muito elevado a estender-se gradualmente à maioria das regiões, e a classificação de PIR máximo a atingir alguns concelhos do Sul, o que resultará em condicionantes das atividades permitidas em meio rural.
O índice de radiação ultravioleta vai manter-se em valores muito elevados, como expectável nesta época do ano próxima ao solstício de verão e dada a ausência de nebulosidade.
O IPMA irá continuar a acompanhar a situação, atualizando este comunicado caso se justifique.”
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.
Publicar comentário