Temperaturas elevadas entre quarta e sábado: Poeiras de África de regresso
A influência de uma massa de ar quente vai dominar os próximos dias em Portugal Continental, onde se espera uma subida acentuada das temperaturas e a entrada de uma vaga de poeiras vindas de Sul.

Quarta feira já sentirá uma subida das temperaturas, tanto das mínimas como das máximas. No litoral norte, Viana do Castelo deverá registar uma mínima de 17°C e uma máxima de 28°C, enquanto em Braga os termómetros vão oscilar entre os 14°C e os 34°C. O distrito do Porto terá valores entre os 13°C de mínima e os 27°C de máxima. Já no interior norte, prevê-se calor acentuado: em Vila Real os valores irão dos 15°C aos 33°C, e em Bragança dos 14°C aos 32°C.
No centro do país, Aveiro deverá ter uma mínima de 13°C e uma máxima de 23°C, Viseu entre os 15°C e os 31°C, e Guarda, mais fresca, ficará entre os 14°C e os 29°C. Em Coimbra, as temperaturas vão variar entre os 15°C e os 30°C, enquanto em Castelo Branco se prevêem valores bastante elevados, com 18°C de mínima e 34°C de máxima.
Mais a sul, em Leiria, a previsão indica 14°C de mínima e 30°C de máxima, e em Santarém os valores irão dos 17°C aos 34°C. Na região de Lisboa, o dia será quente e seco, com temperaturas entre os 17°C e os 33°C. Setúbal vai variar entre 14ºC e 35ºC.
No Alentejo, o calor será especialmente intenso. Em Portalegre, os termómetros deverão marcar entre 18°C e 33°C, enquanto em Évora a mínima será de 18°C e a máxima de 37°C. Beja deverá ser o distrito mais quente do país, com uma mínima de 18°C e uma máxima de 38°C.
Por fim, no Algarve, o distrito de Faro terá uma noite tropical, com mínima de 20°C, e uma máxima de 32°C durante o dia.
A partir da tarde, é esperada a entrada de uma vaga de poeiras vindas de África, iniciando-se no Sul e progredindo para Norte.

Quinta feira, no norte, o distrito de Viana do Castelo deverá registar uma mínima de 16°C e uma máxima de 28°C. Em Braga, os valores irão dos 15°C aos 36°C, enquanto no Porto se prevê uma variação entre os 18°C e os 30°C. No interior norte, o calor será mais acentuado: em Vila Real, a temperatura oscilará entre os 16°C e os 35°C, e em Bragança, entre os 16°C e os 34°C.
No centro do país, o distrito de Aveiro terá valores entre os 15°C e os 26°C, enquanto em Viseu se esperam temperaturas de 16°C a 33°C. Na Guarda, a mínima será de 14°C e a máxima de 30°C. Em Coimbra, prevê-se uma subida significativa, com valores entre os 16°C e os 34°C, e em Castelo Branco a temperatura variará entre os 20°C e os 37°C.
Em Leiria, o dia será quente, com 16°C de mínima e 34°C de máxima. Já em Santarém, os termómetros deverão marcar entre 17°C e 38°C. No distrito de Lisboa, prevê-se uma mínima de 22°C e uma máxima de 36°C, enquanto em Setúbal, o calor também será sentido, com temperaturas entre os 17°C e os 36°C.
No Alentejo, os distritos de Évora e Beja enfrentarão um dos dias mais quentes do ano até agora, com mínimas de 19°C e máximas que atingirão os 37°C. Portalegre contará com 23ºC de mínima e 34ºC de máxima.
Por fim, no Algarve, o distrito de Faro deverá ter uma mínima elevada de 23°C e uma máxima de 30°C, mantendo também o tempo seco e quente.
Na quinta feira, são esperados períodos com alguma nebulosidade e poeiras, e possibilidade pontual para a formação de trovoada e aguaceiros (ainda em atualização).

Tempo quente requer alguns cuidados
Com a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias, é importante adotar comportamentos que ajudem a prevenir os efeitos do calor sobre a saúde. Aqui ficam alguns cuidados essenciais:
🔹 Hidrate-se bem – Beba água com frequência, mesmo que não sinta sede. Evite bebidas alcoólicas, com cafeína ou muito açucaradas.
🔹 Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h e as 17h). Procure zonas com sombra e use protetor solar com fator elevado.
🔹 Use roupa leve, clara e fresca, preferencialmente de algodão, e proteja a cabeça com chapéu ou boné.
🔹 Mantenha a casa fresca – Durante o dia, feche persianas e janelas viradas para o sol. Abra-as ao final da tarde para arejar.
🔹 Evite esforços físicos intensos durante o período de maior calor.
🔹 Dê especial atenção a crianças, idosos e pessoas doentes – São mais vulneráveis ao calor e podem não manifestar sintomas até ser demasiado tarde.
🔹 Nunca deixe crianças, idosos ou animais fechados no carro, nem por breves minutos.
🔹 Em caso de sintomas como tonturas, dor de cabeça, cansaço extremo, sede intensa ou cãibras, procure um local fresco e beba água. Se os sintomas persistirem, contacte o SNS 24 – 808 2424 24.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.
Publicar comentário